Este concurso é uma sequela do Projeto Cabana de Arte que se realizou no ano de 2020 pelo grupo BANGA, onde reunia arquitetos e artistas nacionais, para juntos criarem um espaço virtual de exposição e de acesso gratuito ao público. Para o ano de 2021, o desafio é lançado aos alunos de arquitetura em Angola.
PROPOSTA VENCEDORA
1º lugar | Aquitofel Mananga
Júri
Arquiteta angolana, tem desenvolvido trabalhos de curadoria em exposições em Angola, África do Sul, Itália e França. Foi uma das fundadoras do Colectivo Pés Descalços, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projectos culturais e educacionais em Luanda. Em conjunto com o arquitecto italiano Stefano Pansera, projectou o pavilhão nacional angolano – Luanda, Cidade Enciclopédica, baseado em fotografias do artista Edson Chagas – vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Arte de Veneza de 2013
Arquitecta e Professora da Faculdade de Arquitectura da Universidade Lusíada de Luanda. É directora do CEICA - Centro de Estudos Investigação Científica de Arquitectura, nesta mesma Universidade
Diretora da MOVART em Luanda. Destaca-se pelo seu trabalho em curadoria de exposições em Angola e pelo mundo.
Arquitecto FAUTL Lisboa em 1999, Pós-Graduado em Habitabilidade Básica pelo Instituto Politécnico de Madrid em 2005. Em Portugal trabalhou no Atelier Troufa Real, e em Espanha na Firma Imobiliária Larcovi. Em Angola, trabalhou na Soapro, Tecnicos Reunidos, Arquita e na Sigmagroup. Formou o Atelier de projectos IDaio, arquitectos desenvolvendo planos de urbanização e projectos de habitação á custos controlados. Consultor Cultural da Trienal de Luanda.
Arquiteto angolano, desenvolve as suas atividades como director criativo/executivo na Arpino Design, escritório de arquitectura com sede em Luanda.
Arquiteto e urbanista brasileiro, mestre em arquitetura e cinema pela FAU-USP. Desde 2013 atua como editor da plataforma online ArchDaily e em 2019 assumiu a coordenação editorial da plataforma ArchDaily Brasil. Fez parte da equipe de curadores da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2017.
Professor Doutor Arquiteto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Lusíada de Lisboa. É diretor da revista portuguesa ARQA - Arquitetura e Arte. Faz parte do projeto Arq@challenge, uma plataforma digital lançada em 2020, dedicada à arquitectura, artes e design, que tem uma visão integrada com outras áreas do pensamento contemporâneo.
Apoios
Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto UIDB/04026/2020